Cervos é uma freguesia portuguesa do concelho de Montalegre, com 33,07 km² de área e 271 habitantes (2011). Densidade: 8,2 hab/km².Aldeia típica transmontana localizada a 18 km da Vila de Montalegre, distrito de Vila Real.

É considerada por muitos "das mais belas aldeias de Portugal", com uma paisagem plena de natureza, no seu estado selvagem.

Cervos oferece uma arquitectura muito característica das aldeias transmontanas, casas em pedra antiga onde podemos apreciar as sacadas trabalhadas, solares de família, podemos ainda ver os antigos espigueiros tão característicos da zona, tanto como o forno comum da aldeia utilizado ainda pelas poucas famílias da localidade.

Cervos foi abadia da apresentação da Casa de Bragança, sua donatária. Em 1839 surge na comarca de Chaves passando, em 1852, para a de Montalegre. Freguesia do concelho de Montalegre composta pelos lugares de Arcos, Barracão, Cervos, Cortiço, Fontão, Vidoeiro e Vilarinho dos Arcos. A paróquia de Cervos pertence ao arciprestado de Montalegre e à diocese de Vila Real, desde 22 de Abril de 1922. O seu Orágo é Santa Cristina.